Projeto de criação dramatúrgica para jovens entre 12 e 19 anos, realizado em 2016 na cidade de São Paulo, com o apoio do PROAC - Bolsa Estímulo de Criação Literária - Dramaturgia.

O projeto SPACE INVADERS surgiu do desejo de contribuir com a produção teatral voltada ao público jovem, ainda pequena se comparada à produção de textos infantis e adultos.

O projeto inclui a criação de um texto teatral, chamado Space Invaders, da autoria de Fernanda Gama; a realização de uma oficina de dramaturgia voltada a jovens entre 12 e 19 anos; e a realização de leituras públicas das diferentes versões do texto, dando à dramaturga a possibilidade de rever suas escolhas de acordo com as opiniões e ideias trocadas com seu público-alvo.

 Neste espaço você encontra os textos teatrais criados dentro do projeto, tanto pela dramaturga proponente quanto pelos jovens participantes da oficina.

Sobre a autora

 

Fernanda Gama, 33, é atriz, diretora e dramaturga, formada pela ECA-USP.  Desde 2010 trabalha com teatro para crianças e jovens com sua Cia do Fubá. Escreveu e dirigiu A Menina Lia, vencedor do prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2012 como Melhor Espetáculo Infanto-juvenil; Poetinha Camará, co-autoria de Bruno Gavranic, a partir da obra de Vinicius de Moraes; participou da dramaturgia e direção coletivas de Que Aconteceu com Vô Quim?,e atualmente escreve e dirige o novo trabalho do grupo e primeiro voltado ao público jovem - Space Invaders

Sobre a peça

 

Space Invaders conta a história de Caio, garoto de 14 anos fã de HQs e videogame, que costumava ser filho único. Mas a mãe de Caio é casada com o pai de Pedro, Vanessa e Luca, e como a mãe dos três está passando por problemas psiquiátricos, eles mudam-se temporariamente para a casa do pai. Com pensamentos e estilos diferentes, os quatro jovens a partir de agora precisarão dividir a mesma casa, sobreviver uns aos outros e mais que tudo enfrentar o difícil processo de se tornarem adultos.  

Sobre a oficina

A Oficina de Dramaturgia para Jovens aconteceu no Centro Cultural São Paulo entre os dias 12 e 15 de julho de 2016, e contou com 13 participantes com idade entre 12 e 19 anos. A oficina partiu de cinco temas principais: Eu e o mundo; Eu e meus pais; Eu e a escola; Eu e meu corpo; Eu e o amor. Em quatro dias de trabalho, surgiram cinco textos de autoria dos participantes. Retrabalhados após o término da oficina, eles seguem publicados abaixo.

Ou mande sua mensagem para dramaturgiajovem@gmail.com ou fernandatgama@gmail.com

 
 
 

    Sobre    

    Saiba mais    

    Textos    

    Contato    

Seus detalhes foram enviados com sucesso!